O projecto

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Setúbal, 20, 21, 24, 27 e 28 de Janeiro, Portugal
No âmbito da Unidade Curricular de Design, desenvolvimento e avaliação de projectos, do 3º ano do curso de Animação Sociocultural(AIS), UC da responsabilidade da docente Carla Cibele, concebeu-se o projecto que a seguir vos apresentamos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ateliers para as Escolas e ATLs

Uma síntese dos Ateliers

Depois da história divertida que vais viver, ainda há muito para fazer…porque para aprender não há nada como experimentar…e conversar …

Nota importante: Os ateliers foram delineados a pensar em crianças dos 7 aos 12 anos. Pretende-se sobretudo despertar a curiosidade pelas leis da Física e sua relação com a Astronomia, através uma explicação perceptível para esta fase de desenvolvimento e atendendo ao facto de muitas destas questões não terem sido ainda abordadas na escola.

Ateliers para escolas e ATL´s

O meu relógio de sol

Imagem gentilmente cedida pela ANIME- empresa de Animação e Formação (http://www.animepaf.org/) e publicada no blogue da organização: http://astro-anime.blogspot.com/

Objectivo: Mostrar às crianças como, desde a antiguidade, os homens procuram medir o tempo, e que uma das primeiras formas que encontraram para o fazer foi através da posição que o sol vai tendo no céu.
Actividade: As crianças aprendem a construir um relógio de sol de pulso e observam várias imagens de relógios de sol em que se pode saber as horas através da sombra de uma haste indicando uma variação da posição do sol em relação à terra, ao longo do dia.
O que aprender: Os relógios de sol, como o próprio nome diz, precisam do sol para funcionar. Eles são baseados no movimento de rotação da Terra, o que faz com que, a cada hora, em determinado lugar do planeta, o sol, no seu movimento aparente, ocupe uma posição diferente no céu. Assim, o sol produz num objecto colocado verticalmente (vara ou haste) uma sombra no sentido oposto que vai descrevendo um arco ao longo do dia indicando-nos com alguma aproximação a hora do dia.

Os anéis de Saturno

Objectivo: Evidenciar as características especiais de Saturno enquanto planeta do sistema solar e mostrar como o facto dos seus anéis parecerem uma superfície contínua resulta de uma ilusão de óptica.
Actividade: Usando um lápis com borracha e umas tiras de papel com riscas de cor traçadas no sentido horizontal produz-se um movimento de rotação que simula o dos anéis de Saturno.
O que aprender: Os anéis existentes à volta de Saturno são constituídos por pequenos corpos de matéria rochosa e gelo. Como rodam em torno do planeta a grande velocidade, criam a ilusão de uma superfície contínua, tal como acontece com as barras pretas desenhadas nas tiras de papel às quais se imprimiu rotação.

“Será que podes ficar sem peso?”

Objectivo:
Demonstrar a força da gravidade e a forma como essa força de atracção varia (é muito menor na Lua, por exemplo) e pode ser contrariada por outras forças (por exemplo, quando estamos dentro e fora de água).
Actividade: Trata-se de uma conversa com as crianças acerca de algumas das suas experiências quotidianas com a força da gravidade e, depois, de uma demonstração simples usando objectos, nomeadamente como funciona a atracção relativamente a esses objectos dentro e fora de água.
O que aprender: A gravidade é a força com que os objectos são atraídos para a terra e é por isso que não saem da terra com a sua rotação. A esta força habitualmente chamamos peso.
A gravidade na lua é 1/6 da gravidade na terra, por isso levantar a pedra na Lua é mais fácil do que na Terra. Uma pessoa de 60 quilos na Terra, só pesa 10 quilos na Lua.

Ateliers para famílias

“Planetário para casa”

Objectivo:
Mostrar como no planetário se produzem imagens do céu nocturno.
Actividade: Fazer um planetário a partir de uma caixa de sapatos, usando a imagem de uma constelação, orifícios feitos no cartão e uma lanterna. Depois de o fazer, experimenta-se a projecção num local escuro.
O que aprender: A luz da lanterna, ao passar pelos orifícios, produz círculos maiores na parede. A técnica utilizada nos planetários para mostrar o céu é afinal o uso de uma esfera com orifícios situados nas posições das estrelas e constelações. Uma constelação é um grupo de estrelas que formam um desenho imaginário (nada as liga entre si).

“Foguetão: Dos Claustros para o Espaço”

Objectivo:
Mostrar como e explicar porque é que o foguetão consegue deixar a atmosfera terrestre.
Actividade: Trata-se de uma demonstração usando vários balões e um copo, através da qual se consegue simular o que acontece quando o foguetão descola da terra.
O que aprender: Através da ligação à história que nos fala do físico Newton e da forma como este demonstrou haver uma força que puxa os objectos para a terra (gravidade), evidenciar que o homem conseguiu através da técnica dar um impulso (velocidade) ao foguetão que consegue vencer a gravidade.

Nota importante: Usámos como fonte o livro: VanCleave, Janice (1993). Astronomia para jovens: 101 Experiências fáceis de realizar. P.158/159. Lisboa: Dom Quixote. Em alguns casos as actividades do livro foram ligeiramente adaptadas em termos de explicações, instruções e materiais.

1 comentário:

  1. Gostei, imenso deste blog. Mas podia dizer como se faz esse relógio, aí mostrado, acho muito original :).

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